terça-feira, 13 de setembro de 2011



LOVELY RITA E A BONECA CHAMADA ROMÃ.

Pitchula, a personagem principal do livro “Los Paranóias”, está atrapalhada num local qualquer da grande Londres. Nesta cidade, sem saber exatamente onde, ela acabara de se perder de sua inseparável boneca. Ela realmente não se lembra onde estiveram juntas pela última vez.

- Onde será que está minha boneca?

Pitchula andara pelo Metrô, pela Trafalgar Square, pelas margens do Tâmisa, mas nada dela ver sua estimada boneca, que ela chama de Romã... Então ela resolve perguntar para a amável Rita, uma moça que cuida dos parquímetros de estacionamento no centro de Londres:

- Oi mocinha, me diga, você viu a Romã?... Uma bonequinha com uma blusa listrada de vermelho e branco...

- Não sei de boneca nenhuma... Você perdeu sua boneca?

- Ela é quem se perdeu de mim...

- Bom... Se quiser poderemos ir à chefatura de polícia... Lá você dá conta de que perdeu sua boneca... Se é que ela é tão importante assim...

- Acho que não vai ser preciso... Eu acho que ela voltou para os Beatles...

- Os Beatles?

- Sim... Ela é a boneca que vai sair na capa do LP Sargent Peppers...

A educada Rita, ficou ainda mais intrigada.

- Mas o que tem os Beatles a ver com uma boneca e com esse tal sargento?

- Ah... Esqueci... São coisas que ainda vão acontecer...

- Você parece meio confusa, mocinha...

- Rita, você nem imagina o quanto...

- Se quiser posso ajudá-la... Talvez levá-la a um posto de saúde...

- Não é preciso isso... Só preciso achar onde os Beatles fazem as gravações... Ali eu penso que encontrarei a Romã... A bonequinha que te disse...

- Se é só isto, eu te oriento onde fica a Rua da Abadia...

- Rua da Abadia... A Abbey Road... É isso mesmo o que a boneca Romã disse sobre o local em que fariam a foto para a capa do novo LP dos Beatles... O Sargent Peppers...

- Então venha... Vou te indicar como chegar à Abbey Road...

- Obrigado, amável Rita...

Pitchula ficou no ponto de ônibus aguardando chegar o momento de dar seu primeiro real passeio por Londres, isto a caminho da Abbey Road. Assim distraída, ela ficou maravilhada quando chegou aquele ônibus vermelho, de dois andares, com o motorista que a convidava, educadamente, a entrar. Pitchula escolhe subir pela escadinha de acesso ao piso superior. Ela estava já acomodada junto à janela do coletivo, quando viu, ao longe, a adorável Rita de relance. Ainda se ajeitando no banco do ônibus, Pitchula vê que Rita estava escrevendo uma eventual multa no seu pequeno livro branco. Vista de longe e de quepe ela parecia mais velha. Ainda mais carregando uma sacola no ombro. O todo, no rigor daquele ofício, fazia com que a amável Rita se parecesse um pouquinho com um militar fardado.

- Essa Rita é muito simpática, e realmente me ajudou muito... Acho que, perto dela, eu quase me esquecia de que a boneca Romã me jogou nessa aventura maluca...


Beto Palaio


Nenhum comentário: