domingo, 30 de outubro de 2011


Gustav Vigeland

LADY MADONNA

Necas de pitibiribas. Não aconteceu nadinha quando as crianças pediram por mais sopa. Uma historinha para começar e finalizar assim. Crianças pedindo e a chefe da sopa na assistência social negando.

- Nada de repetir o prato de sopa...

Somos. A raça humana sem desistir de multiplicar-se. A sábia mãe galinha ao acomodar suas crias sob suas asas quentinhas. Lady Madonna gastava horas com as crianças sem teto. Doava-lhes os próprios pés como travesseiro, assim como um zeloso padre abre as portas do templo para os fiéis.

- Todos somos iguaizinhos a meias furadas. A imoralidade humana e as impurezas são espinhos para o tecido de nossas almas.

Um dos filhos de Lady Madonna estava com um dente solto. Esse dente-de-leite estava cai, não cai. Ela apanhou um barbante bem fino e com ele laçou o dente. Depois o puxou de maneira engenhosa e solícita. Primeiro de forma lenta, para que o barbante fosse testado em sua extensão propícia. Depois deu um safanão, rápido, inesperado, instantâneo, e o dente saltou para fora da boca do garoto. Por fim ela deu conselhos para quem ainda possui dentes-de-leite:

- Os dentes já nascem escravos dos homens. Cuide do novo escravo que há de nascer. O próximo dente é um escravo em definitivo.

E quando chove deste lado da cidade fica tudo muito difícil. As crianças não podem ir brincar lá fora e tudo fica encharcado aqui dentro. Com a ausência do sol Lady Madonna tem de secar as meias dentro do forno. As crianças ficam ao redor para aproveitar o calorzinho que vem do forno. Sentindo do que os pequenos necessitam, ela se abraça com eles.

- Talvez eu saiba em algum lugar no fundo da minha alma que a caridade nunca dura. Nós teríamos que arranjar outros meios. Mas o difícil é fazer isso sozinha e tentando manter um mínimo de distância confortável... Eu sempre vivi assim...

Lady Madonna tem algum receio de comer aspargos. Ela lava as hortaliças evitando pensar nisto. Usa seus óculos de lentes rachadas e muita água da torneira. É que sua carne quer se entreter com carnes alheias. Aprecia saber que é feita de carnes e não de folhas de verdura. Sua vida inteira foi um subterfúgio da carne insatisfeita. Ela pensa isto completamente em paz, aquela serenidade, contudo, somente atingida no reino vegetal.

- Preciso dar de mamar para meu bebezinho... Ele nem chorou hoje pedindo meu peito... Tão lindinho!


Beto Palaio

(Inspirado em Lady Madonna – The Beatles)

Nenhum comentário: