sábado, 1 de outubro de 2011

DOIS JOVENS PROMISSORES MORREM NA PRIMEIRA
GUERRA MUNDIAL, AMBOS SÃO ARTISTAS. UM DELES
COMBATEU PELA ALEMANHA (AUGUSTE MACKE), O
OUTRO PELA FRANÇA (HENRI GAUDIER-BRZESKA).

AUGUSTE MACKE.

Homens pescando - Auguste Macke - 1913


O CIRCO


Fui com o circo de vez.
Quando me apresentarem
o homem do turbante
vai dizer como executo
um número importante:
“Se subir é difícil,
descer é bem pior!”
E o rufo do tambor
a engrossar o tremor
nos assentos de pau,
nos remendos da nau
que partirá amanhã
em mudança, onde haverá
sempre alguém a dizer:
(o baixinho é bom artista,
não vá alguém ouvir)
Vou partir com o circo,
desta vez eu vou mesmo,
ninguém me irá deter.


Entrem, entrem,
meus senhores, entrem!
O maior e mais belo
espetáculo já visto
não tarda a começar!!


(Trecho de um poema de Auguste Macke)


HENRI GAUDIER-BRZESKA

Gaudier-Brzeska - Cabeça de Ezra Pound - 1914


VORTEX GAUDIER-BRZESKA



JÁ ESTOU LUTANDO HÁ DOIS MESES e posso agora

captar todo o drama da vida.


MASSAS HUMANAS agitam-se e passam, são destruídas

para renascerem novamente.


CAVALOS apesar das aparências, são fracos, ficam

esgotados em duas semanas, depois morrem à beira

dos caminhos.


CACHORROS andam por aí todo tempo, também são

metralhados, um ou outro sobrevive, e ficam vagando

com fome, aqui e ali.


...COM TODA ESSA DESTRUIÇÃO EU NOTO QUE NADA

MUDA A SUPERFICIALIDADE HUMANA.


(De uma carta enviada do front para Ezra Pound

por Gaudier-Brzeska)



Macke morreria aos 27 anos, em setembro de 1914, no front alemão.
Gaudier-Brzeska morreria aos 23 anos, dia 5 de junho de 1915, no front francês.

Nenhum comentário: