quinta-feira, 29 de março de 2012


Noventa milhões em ação, prá frente Brasil, salve a seleção!



ALÊU E A SEREIA (XI)


DOMINgo+noPARque= A luz da tarde não tinha ainda se esfiapado, porém as luzes do parque já estavam acesas. Para a alegria de Aleuzenev. Naquele sábado não tardou para que Mangagaí aparecesse, desta vez acompanhada de uma outra moça de sua própria idade... Elas estavam especialmente alegres e Alêu ficou seguindo as duas por entre os freqüentadores do parque só para ver se havia algum encontro marcado, algum compromisso mais sério esperando por ela, mas tudo indicava que não... Então, enquanto as duas estavam comprando maçãs-do-amor, ele se aproximou, falando diretamente com Mangagaí: “oi... Lembra-se de mim?... Posso conversar com você agora?”. E ela: “ah!... O senhor sempre me pregando sustos... Né, moço?”. E ele: “meu nome é Aleuzenev... Mas pode me chamar de Alêu... Muito prazer...”. E ela: “o meu é Mangagaí... E o da minha amiga aqui é Selma...”. E ele: “então?... Mangagaí?... É nome de flor?... Não?... Hein?... Indígena?... Diferente, né?... Mas... Queria muito falar com você... Vamos conversar andando na roda-gigante?”. E ela: “me desculpe... Mas lá eu não vou não... Uma amiga minha passou mal andando na roda...”. E ele: “ah, que desculpa, Mangagaí!... Confie em mim... Ninguém passa mal na roda-gigante não...”. E ela: “e quem me garante?”. E ele: “pois não estou lhe dizendo?... Eu vou estar lá para te socorrer...”. E ela: “já vi que não tenho mesmo escolha, né Alêu?... Mas a Selma também vai... Tá?”. Assim eles se entendem. E logo a roda-gigante começa a girar... A roda é viva, repleta de luzes, e gira... E a roda-viva do mundo também gira... Nosso pequeno mundinho gira com os rufos das manchetes de jornais... A Guerra Fria se instala... Milhares de jovens irão morrer no Vietnã... Procura-se por Chê Guevara... O homem vai pousar na lua... O Brasil fardado atraca-se com o jovem terrorismo de esquerda... Será que a Rússia vai atacar os Estados Unidos a partir de Cuba?... Nesse clima de renovado suspense... Alêu entra com Mangagaí para juntos girarem na roda-gigante... Os dois estão radiantes por estarem lado a lado... Alêu está com Mangagaí encostadinha nele com a roda girando... Alêu mostra o mundo visto de cima para Mangagaí... Enquanto a roda gira... Mangagaí não quer falar muito, pois sente que sua timidez lhe confunde... Enquanto a roda gira... Naquele instante o alto-falante da parque toca a música do momento: “noventa milhões em ação, prá frente Brasil, salve a Seleção...”. Enquanto a roda gira... Mangagaí está rindo e se deliciando de andar, pela primeira vez, na roda-gigante... Enquanto a roda gira... Lá fora o enlouquecido Brasil também gira: os terroristas de direita explodiram uma banca de revista na Praça do Correio e se acabaram dentro de um automóvel Puma estacionado em frente ao Rio-Centro... Enquanto a roda gira...... O terrorista Carlos Marighella foi morto numa emboscada facilitada pelos padres dominicanos... Enquanto a roda gira... Agora a roda está quase parando e Mangagaí juntamente com o Alêu vão ter de descer... Enquanto a roda vai lentamente parando... Ele está embevecido enquanto sente seu perfume e mira aquela boca carnuda que se oferece inocentemente para ele... Enquanto a roda vai lentamente parando... Seus desejos por enquanto se escondem de modo estratégico... Alêu está curtindo a diversão ingênua... E a roda-gigante finalmente parou: “viu como foi bom girar na roda? Não doeu nada, nada... Doeu?”, Alêu disse isto para Mangagaí e Selma, que sorrindo concordam com ele. Assim os três deixam a roda-gigante...


Beto Palaio


Pintura: José Roberto Aguilar - Futebol

Nenhum comentário: